Fãs de animação e da franquia Shrek tiveram um misto de sensações nesta quinta-feira (27) ao encontrar o primeiro teaser de Shrek 5 divulgado pela DreamWorks e Universal Pictures. A empolgação rápida veio pela primeira prévia da continuação desde que o projeto foi confirmado. Segundos depois, o estranhamento tomou conta de uma boa parcela destas pessoas.
O vídeo apresenta os personagens interagindo com o Espelho Mágico. O Burro questiona quem é a pessoa mais bela de todas, a típica pergunta da Rainha Má em Branca de Neve, e diversas versões do orgro verde são apresentadas em uma espécie de feed mágico (literalmente com interagimos com as telas de celular).
Eles ficam curiosos e assustados com as variações do personagem e logo a novo estilo de animação do grupo (Shrek, Fiona, Burro e a Felicia) é apresentada ao público com a adição de uma piada do Pinóquio, que surge no encerramento do registro. Além da confirmação das vozes originais, a presença de Zendaya também foi anunciada com a prévia.
A audiência teve reações bem acaloradas com a mudança do estilo dos personagens. Com um trabalho de textura e profundidade que faz jus a produções recentes, o estilo de animação ganha uma transformação: abandona-se o realismo permeado na franquia nas últimas décadas para dar lugar a uma aparência mais cartunesca, com aumento da expressividade.
Muitos compararam o visual com trabalhos feitos com inteligência artificial, enquanto outros apontaram uma proximidade com a Pixar, principalmente nos olhares dos personagens. Até o momento em que este texto foi escrito, o teaser está com 45 mil likes e 62 mil dislikes no Youtube. Os comentários foram desativados.
“Estou terrivelmente perturbado e desapontado”, escreveu um usuário do Instagram no post da DreamWorks. “Sabem que a franquia Shrek é o responsável pelo sucesso do estúdio. Mesmo que queiram acompanhar a nova geração, tenham responsabilidade com a geração mais velha que cresceu com Shrek desde o primeiro filme. Isto é muito ofensivo para nós.”
“Por que o estilo deles lembra o do filme Trolls? Não combina nem um pouco com essa franquia e fica ruim”, escreveu outro. Houve também quem esperasse que fossem misturar o estilo de animação anterior com o trabalho feito em Gato de Botas 2: “Lembra quando nós pensávamos que eles iriam usar o estilo de arte de O Último Desejo? Bons tempos”.
Neste momento de fúria, alguns fãs também defenderam a transformação estética: “O filme vai tá com uma animação nova e não ironicamente eu gostei, pode demorar pra acostumar por conta da animação ‘realista’ que os outros filmes teve, mas tá ruim não”, postou um usuário do Twitter (X). “E a Felicia vai tá crescida! Estou bem animado.”
Como ainda faltam praticamente 2 anos para a estreia do longa, este movimento do estúdio também é uma forma de testar esse novo visual. O projeto ainda tem um longo processo de desenvolvimento pela frente e este feedback do público com certeza deve impactar o resultado final.
Shrek 5 chega aos cinemas em dezembro de 2026.