É DO BRASIL!
Ainda Estou Aqui venceu a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. O longa-metragem, dirigido por Walter Salles, concorria contra Emilia Pérez (França), Flow (Letônia), A Garota da Agulha (Dinamarca) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), e acabou levando a melhor.
No discurso de agradecimento, o cineasta agradeceu à protagonista Fernanda Torres e à Fernanda Montenegro. “Muito obrigado em nome do cinema brasileiro. Isso vai pra uma mulher que depois de uma perda tão grande durante o regime autoritário, decidiu não se dobrar e resistir, esse prêmio vai pra ela, Eunice Paiva. E [também] vai para essas duas mulheres extraordinárias que deram vida à ela, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.”
Ainda Estou Aqui se passa no Brasil, em 1970 e é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. Na trama, uma mulher casada com um importante político precisa mudar sua vida completamente depois que ele é exilado durante a ditadura.
O longa-metragem também está indicado a outras duas categorias principais: Melhor Filme e Melhor Atriz (Fernanda Torres).