Membro do elenco de The Big Bang Theory da primeira à última temporada, Kunal Nayyar sempre será famoso por ter interpretado o brilhante astrofísico Rajesh Koothrappali na sitcom. Um jovem inteligente e tímido, de origem indiana, que no início da série ficou famoso por sua incapacidade de conversar com mulheres e que, apesar de suas tentativas no romance e encontrar uma parceira, nunca teve sorte no aspecto amoroso.
Kunal Nayyar se despediu de seu personagem como os demais colegas: Com grande tristeza por dar adeus à série da qual tanto gostava e que, naquele momento, ganhava um milhão de dólares por episódio. No entanto, Jim Parsons não quis renovar seu contrato e a CBS decidiu que seria melhor encerrar a série após sua décima segunda temporada.
No entanto, no final da comédia popular em 2019, o ator decidiu aceitar um papel completamente distante do astrofísico, o que lhe permitiria deixar para trás o papel pelo qual era conhecido em todo o mundo.
E foi assim que Kunal Nayyar acabou se tornando um assassino de uma produção da Netflix, Criminal: Reino Unido, uma série antológica policial que apresenta diferentes temporadas de vários países sob a mesma premissa.
Na versão britânica de Criminal, Kunal Nayyar interpreta um assassino condenado no quarto episódio da 2ª temporada e essa foi sua primeira aparição em uma série após The Big Bang Theory. No episódio, seu personagem, Sandeep Singh, tenta negociar com a polícia para reduzir sua pena de prisão em troca de informações sobre duas pessoas desaparecidas.
Em uma entrevista ao Metro em 2020, o ator Raj explicou por que escolheu esse papel para se afastar rapidamente da imagem cativante de The Big Bang Theory.
Foi definitivamente uma decisão deliberada. Não foi como, ‘Ah, vou fazer esse tipo de trabalho’, mas chegou na hora certa. Era definitivamente o que eu queria fazer
“Também fisicamente, sou tão reconhecível pela minha voz, sou tão reconhecível pelo meu rosto… era importante fazer algo que quebrasse completamente a barreira”, explicou o ator. “Eu ainda tenho alguns dos maneirismos de Raj. Assim como tenho alguns dos maneirismos desse personagem, mas eu queria ter certeza de que o que eu fizesse em seguida fosse tipo, ‘Espera aí, quem é esse? Oh meu Deus. É o cara do The Big Bang?’ ao invés de, ‘Oh, lá está Raj, interpretando um assassino'”, completa Kunal Nayyar sobre a experiência.
Depois de Criminal, outras oportunidades surgiriam em sua vida, como a série Suspicion, do Apple TV+, novamente em um papel principal, ou no filme O Astronauta ao lado de Adam Sandler, da Netflix, entre outros papéis.