sexta-feira, 10, maio 2024 - 03:36

Narcos México – Por Michel Abrahão

A franquia Narcos teve início em 2015, com a elogiada participação do brasileiro Wagner Moura, no papel do lendário narcotraficante Pablo Escobar, sendo dirigida por José Padilha, diretor do mega sucesso Tropa de Elite. Foram dez episódios eletrizantes e muito bem produzidos que abriram a porta para mais duas temporadas da história do tráfico de drogas na Colômbia ser contada com absoluta competência, para em seguida o programa migrar para o México e nos mostrar sua igualmente formidável continuação.

Dito isto, está chegando à Netflix a terceira e última temporada de Narcos México. Ambientada nos anos 80 e 90, a série conta a história real de como surgiu e cresceu toda a estrutura do narcotráfico naquele país, desde a formação e ascensão do cartel de Guadalajara, liderado pelo famoso Miguel Felix Galardo (o primeiro traficante a levar maconha em grande escala para os EUA), muito bem interpretado pelo ator Diego Luna (E Sua Mãe Também, O Terminal), até sua derrocada depois de inúmeras disputas pelo poder na região. Diferente da parte da Colômbia, aqui existe um número maior de cartéis recém-independentes na briga pelo poder, logo há uma quantidade maior de interessantes personagens e inúmeras possibilidades para seus roteiristas.

Por certo, muitas pessoas assistiram somente às primeiras temporadas de Narcos, levadas pela curiosidade de ver uma grande produção falada em espanhol ter tantos brasileiros envolvidos e desacreditaram que a continuação no México pudesse ter a mesma qualidade. Mas garanto, a narrativa mexicana é ainda mais intrigante, violenta e viciante, assim como as drogas que são expostas. Basta assistir ao primeiro episódio para ser fisgado por essa incrível narrativa repleta de cenas memoráveis. Ainda, o encerramento dessa saga contará com novos nomes surpreendentes no elenco, como o cantor de reggaeton Bad Bunny, Luis Gerardo Méndez, Alberto Guerra e Luisa Rubino, e promete manter o alto nível de uma das melhores produções em língua não inglesa da Netflix.

Outras boas dicas do mesmo gênero:

Narcos na Vida Real – Netflix

El Chapo – Netflix

Pablo Escobar – Netflix

A Rainha do Sul – Netflix

Quando Conheci El Chapo – Netflix

Traffic – Amazon Prime

Sicário: Dia do Soldado – Netflix

Sicário: Terra de Ninguém – Netflix

Fariña – Netflix

Profissão de Risco – HBO

Escobar: Paraíso Perdido – Telecine

Infiltrado – HBO

Escobar: ATraição – Netflix

Sobre o autor da coluna

Michel Abrahão é um cinéfilo paulista, radicado na Paraíba, proprietário da antiga e querida Ribalta Vídeo, referência para todos os moradores de João Pessoa também apaixonados por cinema.