Uma das minhas séries preferidas do momento ganhou uma nova temporada (a sétima), e merece ser mais e melhor divulgada por aqui, pois ela é um alento de criatividade, principalmente num gênero tão repetitivo como o policial. Trata-se da produção da Amazon Prime BOSCH.
Baseada nos livros de Michael Connelly, um grande escritor norte-americano que já lançou mais de três dezenas de romances policiais, sendo que vinte e três deles sobre o detetive da divisão de homicídios da polícia de Los Angeles, Hyeronimous Bosch, ou apenas Harry como é conhecido. Seus livros já haviam sido adaptados antes, no cinema, em Divida de Sangue, de 2002 (Clint Eastwood no papel do detetive Terry McCaleb), O Poder e a Lei, de 2011 (Matthew McConaughey como o advogado Mick Haller), e ainda há material de sobra para muita coisa boa ser produzida.
Bosch conta com o veterano ator Titus Welliver no papel título, um nome não muito conhecido do grande público, mas com certeza vocês já devem tê-lo visto como coadjuvante em várias outras produções: Lost, Sons of Anarchy, Deadwood. Em adição, outros excelentes nomes compõem o elenco: Mimi Rogers (Perdidos no Espaço, Perigo na Noite), Lance Reddick (John Wick, The Wire). Ademais, a série não tenta “inventar a roda”, muito pelo contrário, ela nos oferece personagens muito sólidos, quase reais, numa trama muito bem escrita e interpretada. Todavia, não espere grandes cenas de ação, perseguições de carros, lutas corporais intermináveis, pois o que encontramos aqui é um detetive sério, até meio sisudo, levando seu trabalho investigativo sempre com muita competência e fugindo dos clichês do gênero. Outro ponto positivo da série é sua ótima trilha sonora, que explora o fato de o personagem principal ser um ardoroso fã de jazz, presenteando-nos com grandes nomes do ritmo tornando o clima ainda mais sofisticado. Logo, é muito fácil maratonar seus 68 episódios; recomendo a todos que o façam sem risco de perder tempo, afinal não estou sozinho nesta indicação, já que o gigante Stephen King, em seu Twitter, escreveu: “There’s nothing better than BOSCH. The story is engrossing, the cast-led my Titus Welliver- is superb, and nobody is phoning it in. One of the best shows now on TV (Não há nada melhor do que BOSCH. A história é envolvente, o elenco – liderado por Titus Welliver – é excelente, e ninguém está ligando para ele. Um dos melhores programas da TV agora).
Finalmente, a sétima temporada foi a última do show, mas a boa notícia é que a plataforma IMDb TV adquiriu os direitos para fazer um spin-off (histórias derivadas de uma produção já existente), que contará com grande parte do elenco original em seus respectivos papéis, assim como toda a equipe criativa e seus produtores. Vida longa a Harry Bosch!
Outras ótimas séries policiais:
The Shield – Claro Vídeo
Banshee – HBO
Mare Of Easttown – HBO
Law and Order – Amazon Prime
CSI – Amazon Prime
Luther – Amazon Prime
The Blacklist – Netflix
Mindhunter – Netflix
The Wire – HBO
Sobre o autor da coluna
Michel Abrahão é um cinéfilo paulista, radicado na Paraíba, proprietário da antiga e querida Ribalta Vídeo, referência para todos os moradores de João Pessoa também apaixonados por cinema.