Acostumados com rostos conhecidos, elencos quase sempre hollywoodianos, a Netflix mudou, e muito, o hábito do espectador comum que escolhia ver um filme procurando seus astros e estrelas preferidos.
Cada vez mais, o brasileiro assiste a filmes de outras nacionalidades, muitas vezes sem nenhum rosto conhecido. São centenas de filmes indianos, coreanos, argentinos e até turcos que hoje fazem parte de nossas “playlists”. Grande parte desses filmes, vez ou outra, alcançam até um lugar entre os mais vistos na plataforma.
Hoje, quero indicar não um filme, mas uma série: “Fauda” (palavra de origem árabe que significa “caos”). Trata-se de uma série israelense desenvolvida pelo seu protagonista, Lion Raz, que na vida real participou de uma unidade antiterrorista do exército de Israel, e por seu roteirista, Avi Issacharoff, jornalista de guerra expert em Oriente Médio.
“Fauda” nos mostra a vida de Doron, líder de uma unidade das forças especiais israelenses que atua infiltrado, em territórios árabes, numa missão de captura de um terrorista do Hamas. Trata-se de uma verdadeira caça, em que normas são desobedecidas, ordens ignoradas e só o mérito da causa importa. As relações pessoais dos personagens também são muito bem exploradas. Por sua vez, a parte técnica é executada com perfeição, de forma que nos sentimos dentro da trama a cada tomada.
Elenco afiado, interpretando em árabe e hebraico entre Israel e Palestina, num vai e vem em que, muitas vezes, não conseguimos distinguir o idioma falado na cena.
Criticado por tentar vender uma série com os dois lados do conflito, Raz bateu em algumas portas e nenhum produtor se interessou pela ideia — alegavam que o tema já estava saturado: “O povo quer programas mais leves e não aguenta mais conflito com a Palestina” —os caras riam na minha cara. O fato é que a série saiu do papel e alcançou um enorme sucesso. A obra representa uma das maiores audiências da história da TV, no Oriente Médio, em todos os tempos.
Dinâmica do começo ao fim, Fauda é dessas séries viciantes, difícil de largar, com três temporadas disponíveis na Netflix. Quem não viu, que comece logo a maratona, e quem já viu, prepare-se, pois a quarta temporada vem aí.
Ficha Técnica
Título: Fauda (Season 1) (Original)
Ano de produção: 2015
Dirigido por: Assaf Bernstein
Estreia: 15 de Fevereiro de 2015 ( Mundial )
Gênero: Ação/ Drama/ Thriller
Países de Origem: Israel
Sobre o autor da coluna
Michel Abrahão é um cinéfilo paulista, radicado na Paraíba, proprietário da antiga e querida Ribalta Vídeo, referência para todos os moradores de João Pessoa também apaixonados por cinema.