Neste domingo (25), teremos mais uma edição do Oscar, dois meses depois do período usual e contando com algumas mudanças devido à pandemia. A principal delas é que filmes que estrearam via streaming passaram a ser aceitos na premiação.
Entre os indicados deste ano, destaco um filme que, de maneira crua e forte, toca em um tema bastante dolorido para muitos, e, principalmente, leva-nos a uma profunda imersão na dor alheia. O “Som Do Silêncio” (Sound of the Metal) retrata a vida de um baterista de uma banda de heavy metal, Ruben (Riz Ahmed, concorrendo ao Oscar de melhor ator), que percebe que está perdendo a audição progressiva e rapidamente. Imaginem um músico ficando surdo?! A negação logo aparece como a saída mais suportável.
Contando com um ritmo fluente, roteiro escrito pelo próprio diretor e seu irmão, Abrahan Marder, e, em especial, com uma brilhante mixagem de som, vamos mergulhando com Ruben numa angustiante jornada rumo ao silêncio. À medida que a doença se agrava, os sons vão ficando cada vez mais abafados e até paradoxalmente ruidosos. O desconforto é “gritante”! Sentimos realmente o drama vivido por deficientes auditivos, nunca demostrado com tamanha intensidade no cinema.
Apesar de tecnicamente perfeito, o filme não é favorito a sair vencedor da premiação, contudo merece muito ser visto. Disponível no Amazon Prime.
Ficha Técnica
Título: Sound of Metal (original)
Ano de produção: 2019
Dirigido por: Darius Marder
Estreia: 04 de dezembro de 2020 (Brasil)
Duração: 120 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama
País de origem: Estados Unidos da América
Trailer
Sobre o autor da coluna
Michel Abrahão é um cinéfilo paulista, radicado na Paraíba, proprietário da antiga e querida Ribalta Vídeo, referência para todos os moradores de João Pessoa também apaixonados por cinema. A partir de agora, todas as sextas-feiras estará contribuindo com nosso site. Esse novo espaço nos traz as novidades sobre cinema, seus lançamentos, diretores, atores e muito mais. Vale à pena conferir!