Com a chegada do mês de dezembro está aberta mais uma temporada de filmes de Natal. Numa época em que o tempo parece passar cada vez mais rápido, é normal que cheguemos ao fim de ano sem grandes animações. Nesse sentido, as produções natalinas cumprem bem o papel de nos ajudar a entrar no “clima.” São inúmeros filmes que, em sua maioria, caracteriza-se por nos apresentar histórias leves, com roteiros simples, decorações maravilhosas, muita neve, e, principalmente, finais felizes. Uma benção, principalmente em tempos de pandemia! Quantas vezes não pegamos um filme de Natal já no meio e não conseguimos mudar de canal? Afinal, sabemos bem o que está acontecendo e o que está por vir. São uma infinidade de clichês que não incomodam nem um pouco: casais que se apaixonam, crianças sonhando com Papai Noel, e o personagem mal que não gosta da data, mas que no final encontra a redenção e descobre o que é o verdadeiro espirito natalino.
Por conseguinte, os estúdios aproveitam para lucrar com o tema e entregam todos os anos uma nova leva de longas do gênero. Uma das produtoras especializada no tema é a Hallmark Channel (empresa pertencente a Hallmark Cards, especializada em cartões de Natal), criada em 2011, e que segue à risca a receita já citada em suas obras de baixo orçamento, com elenco muitas vezes desconhecido, mas com uma demanda bem aceita pelo público, mesmo não fazendo nenhuma obra prima (chegam a produzir mais de uma dezena de filmes por ano).
Por outro lado, sempre teremos os grandes clássicos do cinema que são reprisados anualmente e jamais decepcionam: Natal Branco, A Felicidade Não se Compra, O Milagre da Rua 34, O Grinch e tantos outros. Sem falar nas animações que são um show à parte em matéria de qualidade: O Expresso Polar, Klaus, Operação Presente de Natal, A Origem dos Guardiões, O Estranho Mundo de Jack. Além disso, com o surgimento de tantos serviços de streaming, a demanda por esse subgênero parece não ter fim. Para se ter uma ideia, a Netflix divulgou que vai disponibilizar nesse fim de ano nada mais que 21 novas produções de natal. Portanto, se você quer descansar a mente e entrar no clima, digite “natal” nas barras de busca de suas plataformas e boa diversão!
Algumas boas dicas de filmes de Natal, velhos e novos:
A Felicidade Não se Compra – Telecine
Natal Branco
O Grinch – Amazon Prime
Klaus – Netflix
Um Conto de Natal – Disney Channel
Férias Frustradas de Natal – HBO
Um Duende em N.Y – HBO
Expresso Polar – HBO
O Príncipe de Natal – Netflix
Um Castelo para o Natal – Netflix
Titio Noel – HBO
O Bom Velhinho Voltou – Netflix
Uma História de Natal – HBO
Um Natal Brilhante
Um Brinde ao Natal – Netflix
Natal no Hotel Plaza – Amazon Prime
Um Pedido de Natal – Amazon Prime
Natal Às Escuras – Telecine
Um Natal Cinco Estrelas -Telecine
Cartão de Natal – Netflix
Deixe a Neve Cair – Netflix
Santa Claus – Netflix
Origem dos Guardiões – Netflix
Operação Presente de Natal – Netflix
Babá de Natal – HBO
Dez Horas para o Natal – Amazon Prime
Sobre o autor da coluna
Michel Abrahão é um cinéfilo paulista, radicado na Paraíba, proprietário da antiga e querida Ribalta Vídeo, referência para todos os moradores de João Pessoa também apaixonados por cinema.